Só pesquisa

terça-feira, 7 de abril de 2020

7º ano - VARÍOLA NO MUNDO ENTRE OS SÉCULOS XI E XIX




            Os registros de epidemias no Brasil remontam à época colonial de nossa história, quando os portugueses começaram a colonizar o território onde hoje é o nosso país. Será que esses registros e formas de combate às doenças no passado podem nos ajudar a combater a atual pandemia de coronavírus (COVID-19) que vivemos hoje? Leia os textos a seguir, analise a imagem e, posteriormente, responda às questões.
VARÍOLA NO MUNDO ENTRE OS SÉCULOS XI E XIX
            Entre os séculos XI e XV, a varíola atinge praticamente toda a Europa (exceto a Rússia). Era possível observar dois padrões epidemiológicos distintos. Em grandes cidades, ou em regiões densamente povoadas, ela tinha caráter endêmico, atingindo quase que exclusivamente crianças, com grandes epidemias em intervalos variáveis. Já nas cidades menores e em regiões de baixa densidade populacional, apresentava caráter exclusivamente epidêmico, com surtos ocorrendo de tempos em tempos e atingindo todas as faixas etárias. (...)
            Em 1546, Girolamo Fracastoro publica seu trabalho De Contagione et Contagiosis Morbis, que foi passo importante no início do entendimento das doenças infecciosas, como a varíola, a peste e a raiva. Ainda no século XVI, a varíola difundiu-se da Península Ibérica para a costa oeste da África, da América Central e do Sul (Figura 2). No século XVII, a doença atinge a América do Norte e a Rússia. (p.60)
                                                                   TOLEDO JR., ANTONIO C. de CASTRO. História da Varíola. Rev Med Minas Gerais. 2005;15(1):58-65, p.60.
Vacinação contra a varíola na década de 70
VARÍOLA NO BRASIL
O histórico de epidemias do Brasil surge com a vinda dos portugueses, tendo como a primeira epidemia relatada a varíola em 1563, afetando principalmente os indígenas por nunca terem tido contato com a doença e usarem pertences pessoais e roupas dos europeus contaminados. Os europeus viram essa epidemia e o desconhecimento dos indígenas como uma oportunidade de se apossar de suas terras. Então, os europeus deixavam roupas contaminadas em trilhas para que os indígenas as encontrassem e usassem. Durante  séculos não se tinha informações suficientes da doença, o meio de se a controlar a epidemia era isolar os enfermos e descartar seus objetos pessoais. Sendo uma doença viral, a varíola traz consigo os sintomas de uma gripe comum, evoluindo para protuberâncias inflamadas na pele, levando ao óbito. A doença foi erradicada, segundo a OMS, em 1980.

                                                                            Adaptado de: Principais epidemias ocorridas no Brasil, por por Luiz de Oliveira Alves
                                                                            https://www.infoescola.com/saude/principais-epidemias-ocorridas-no-brasil/ (acessado em 16/03/2020)


Agora no seu caderno de História, responda as perguntas com base nos textos que acabou de ler:
1) Os primeiros registros de epidemia da varíola ocorreram em que época e em que região?
2) Como a epidemia de varíola acabou atingindo o Brasil, no século XVI?
3)) Quais eram os sintomas e as formas de contágio da varíola? Podemos estabelecer relações com os sintomas e com as formas de contágio do novo coronavírus (COVID-19)? Quais?
4)As imagens abaixo foram extraídas do site https://www2.tatui.sp.gov.br/coronavirus/ . Observe as imagens e reproduza com sua criatividade e com suas palavras numa folha de caderno ou sulfite. Escolha um lugar de sua casa e o coloque para que sua família não esqueça de se proteger. Tire uma foto, divulgue nas redes sociais ou me envie. compartilhe esta ideia.