Só pesquisa

terça-feira, 15 de maio de 2012

MONARQUIA X REPÚBLICA 8º ANO

MONARQUIA x REPÚBLICA

 A monarquia e a república os dois tipos comuns em que se apresenta o governo nos Estados modernos. Monarquia é a forma de governo em que o poder está nas mãos de um indivíduo, de uma pessoa física. Monarquia é o Estado dirigido por uma vontade física.
Quanto à posição do monarca, existem três modalidades: a) o rei é considerado deus ou representante de Deus, como acontecia nas monarquias orientais e mesmo quanto aos monarcas medievais, que se davam como os representantes divinos; b) o rei é considerado proprietário do Estado, como acontecia na época feudal, em que os reis dividiam o Estado entre os herdeiros; c) o rei é o órgão do Estado, é um quarto poder, como acontece nas monarquias modernas em que o monarca representa a tradição, é um elemento moral, um poder moderador entre os demais poderes.
Desenvolvimento das formas de governo :
Classificação de Aristóteles:Monarquia: poder centrado em uma pessoa física.
Aristocracia: poder onde o Estado é governado por um pequeno grupo de pessoas físicas-
Democracia ou Politéia: governo de uma maioria
Classificação de Maquiavel:República: caracterizada pela temporalidade do poder e seu exercício é atribuído ao povo. Outra característica marcante é que ninguém ocupa o maior cargo de uma República se não for através de eleições, portanto está intrinsecamente ligada a um partido ou a uma coligação de partidos políticos.
A República pode ser subdividida em:
República Direta: onde a população exerce diretamente as funções do Estado.
Exemplo.: Catões da Suíça onde a população se reúne em assembléia ou indiretamente em que a comunidade elege seus representantes.
República Presidencial: onde o presidente ocupa a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo
República Parlamentar: em que as funções são divididas, ficando o presidente com a função de Chefe de Estado e o Conselho de Ministros com a chefia de governo.m