Só pesquisa

domingo, 22 de abril de 2012

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 8º ANO


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

Começa na Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial.

As principais etapas da Revolução Industrial



  • A expansão do comércio externo - e seus lucros fabulosos - ampliam o volume de capital e estimulam a expansão das manufaturas.


  • Em 1733, um tecelão, John Kay, inventa uma lançadeira volante, pequeno aperfeiçoamento do tear manual. Cria-se, assim, um desequilíbrio tecnológico, pois as rocas de fiar passam a não ter capacidade de produção suficiente para suprir com fios os teares mais rápidos.


  • Inventam-se novas máquinas de fiar. Uma delas, criada por Richard Arkwright, por volta de 1764, era movida não mais manualmente, mas por força hidráulica.


  • A produtividade maior das novas máquinas de fiar e tecer causa um novo problema: começa a faltar algodão, pois este não podia ser descaroçado com suficiente rapidez.


  • James Watt aperfeiçoa a máquina a vapor (usada na minas de carvão para bombear água), criando um sistema de transmissão que imprime movimentos a outros mecanismos.


  • Eli Whitney, em 1793, inventa o cotton gin, que descaroçava algodão três vezes mais rapidamente que um trabalhador.


  • As plantações de algodão são expandidas.


  • Surgem as grandes manufaturas, mecanizadas. O ritmo do trabalho se acelera.


  • Crescente tensão social, fruto da urbanização desordenada, dos baixos salários e do aumento do número de desempregados.


  • O Estado regulamenta as horas de trabalho e amplia as formas de prestar assistência aos trabalhadores.


  • Adapta-se a máquina a vapor às carruagens. Surgem as primeiras locomotivas, ainda rudimentares.


  • George Stephenson aperfeiçoa a locomotiva a vapor, consegue uma concessão governamental para construir e operar uma linha e, em 1825, inaugura a primeira estrada de ferro do mundo. Vinte anos depois, a Inglaterra estava cruzada em todas as direções por ferrovias.


  • Em 1808, o primeiro navio a vapor, de madeira, cruza o Atlântico. Em 1837, vapores já iam regularmente à Índia. Em 1838 foi construído o primeiro navio de ferro, o Great Britain.


  • Aumenta a produção siderúrgica e metalúrgica na Inglaterra. Em 1856, Bessemer descobre, ao purificar o ferro, a maneira de fabricar aço.


  • A Inglaterra se transforma na oficina mecânica do mundo
mais sobre Revolução Industrial:

A VIDA NAS CIDADES DO SÉC XIX

Um rápido crescimento de Lisboa e do Porto tinha criado aglomeração, fome e terríveis condições de vida para o povo das cidades, por vezes acabado de chegar da província. Entre 1890 e 1911, a população de Lisboa e do Porto aumentou cerca de 50 %. (…)
Subiu o custo da comida e do alojamento, surgiram doenças, tais como (…) gastroenterite e tuberculose. Os salários dos operários não acompanhavam o aumento do custo de vida e o dia de trabalho era muitas vezes de 12 a 14 horas. (…) Os camponeses trabalhavam de sol a sol, com salários de fome (…)

REVOLUÇAO NOS TRANSPORTES



Todo o progresso da segunda metade do século XIX só foi possível devido à modernização da rede de transportes e comunicações: estradas, caminho-de-ferro, pontes, túneis e portos.
A introdução da máquina a vapor nos transportes foi uma das principais inovações introduzidas.
Na exploração mineira
Desenvolveu-se a exploração mineira, sobretudo minas de cobre, ferro e carvão.
Junto a minas surgiram novas povoações
O carvão passou a ser a principal fonte de energia para uso doméstico e para a indústria.



Na indústria
No século XIX a indústria passou a utilizar máquinas.
Mas a grande “revolução” na indústria deu-se com a máquina a vapor.
Em Portugal a primeira foi usada em 1835.

A introdução das máquinas na indústria permitiu:
produzir em maior quantidade
produzir mais rapidamente
produzir em série
utilizar a divisão de tarefas
tornar os produtos mais baratos.



Grande acontecimento, o caminho de ferro! A vantagem da sua construção em Portugal fora discutidíssima [...]. era curioso ouvir nos serões lá de casa as diversas opiniões [...] a Nação ia gastar montes de libras e um país que possuía o Tejo e o Douro não precisava de mais nada. Os rios muito mais seguros e muito mais barato. Outro dizia que só começassem os comboios onde acabassem os rios [...]. Em todo o caso a maioria era pelo caminho de ferro [...].
Chegou enfim, o solene dia da inauguração [...]. Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso.
Finalmente avistámos longe um fumozinho branco [...]. Quando o comboio se aproximou vimos que trazia menos carruagens do que supunhamos. Vinha festivamente engalanado o vagão em que viajava El-Rei D. Pedro V. O comboio parou um momento na estação de onde se ergueram girândolas de foguetes: Vimos El-Rei debruçar-se um instante e fazer-nos uma cortesia [...]
Só no dia seguinte ouvimos contar certas peripécias dessa jornada da inauguração. A máquina, das mais primitivas, não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram, e fora-as largando ao longo da linha.
[...] Passaram muita fome os que ficaram pelo caminho. Esses desprotegidos da sorte, semeados pela linha, só chegaram alta noite a Lisboa depois de variadíssimas aventuras [...] Até andou gente com archotes pela linha, à procura dos náufragos do progresso.”
Testemunho da Marquesa do Cadaval, (Adaptado).

A MÁQUINA A VAPOR



ATIVIDADES PARA ENTREGAR:


Marque a alternativa correta:

1) Em que país teve os primeiros passos da revolução industrial?

a) Alemanha
b) Inglaterra
c) França
d) Portugal

2) O artesanato  foi uma forma de produção que aconteceu na produção industrial. Suas principais características  foram:

a) processo de produção mecânico
b) o artesão só fazia uma parte da produção, dificilmente ele seguia todos os processo da produção.
c) o consumidor possuía os meios de produção; a atividade era manual; a produção tinha caráter independente e o artesão fazia todas as etapas da produção.
d) nenhuma das alternativas anteriores.

RESPONDA:

1) Como era a vida dos trabalhadores na fábricas, e quem também fazia parte do quadro de funcionários destas fábricas?


2) Quais algumas das conquistas que os trabalhadores, através dos sindicatos, conseguiram para melhorar a vida dos trabalhadores?