Só pesquisa

domingo, 10 de março de 2024

6º ANO - TEMPO DA NATUREZA, TEMPO CRONOLÓGICO E TEMPO HISTÓRICO.

 

Tempo histórico

          O tempo pode ser contado através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas frases a seguir:

A.( )O tempo cronológico é aquele que passa naturalmente e não depende da vontade humana.

B.( )O relógio e o calendário são exemplos de instrumentos usados atualmente para medir a passagem do tempo cronológico.

C.( )Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios.

D.( )O tempo histórico é aquele que reflete as ações dos grupos humanos, as transformações ou permanências que ocorreram nas diferentes sociedades.



A contagem do tempo histórico

           O tempo histórico acompanha os ritmos de transformações de cada sociedade. As mudanças na sociedade não costumam acontecer em um determinado dia, mas em função do acúmulo de ações ocorridas durante um grande espaço de tempo.

            Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios. O tempo histórico é normalmente agrupado em
séculos.


          O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo,  datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.          O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante.

          O ano  de 2024, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.

          Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do nascimento de Cristo.

          Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.
            O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:

  • milênio: período de 1.000 anos;
  • século: período de 100 anos;
  • década: período de 10 anos;
  • quinquênio: período de 5 anos;´
  • triênio: período de 3 anos;
  • biênio: período de 2 anos (por isso, falamos em bienal).