Só pesquisa

quarta-feira, 20 de março de 2024

7º ANO - RENASCIMENTO CAÇA-PALAVRAS

 RENASCIMENTO 
CAÇA - PALAVRAS


1)    Complete as lacunas corretamente:

a) Para captar a realidade do mundo, os pintores renascentistas aperfeiçoaram a técnica da ___________.
b) O movimento cultural que caracterizou a mudança da mentalidade medieval para mentalidade moderna é chamado de ___________.
c) O Renascimento começou na _________________, espalhando-se, posteriormente, para outras regiões da Europa.
d) Protetor e patrocinador de artistas e sábios. ---------------------------------------------------
e) Movimento dentro do Renascimento que atribuía ao ser humano um papel central no universo: --------------------------------------------.
f) Leia o parágrafo seguinte, e, a partir de seu conteúdo, defina a visão que os homens tinham do mundo medieval e do Renascimento:
 “O termo Renascimento é, na realidade, um juízo de valor. Os homens desse período passaram a negar a visão do mundo medieval, pela qual o mais importante era a relação entre Deus e o homem. Com o advento do Renascimento a ênfase passa a ser o próprio homem”.
*visão do mundo medieval: _______________________
*visão do Renascimento: ________________________

g) Monge católico que iniciou a reforma protestante: ______________   ________________
h) Povos da antiguidade que inspiraram os artistas do renascimento: _____________ e ____________.

I) Classe de pessoas que queria demonstrar poder através da compra ou patrocínio de obras de arte: ________________
J) para os pensadores do renascimento fé e __________eram igualmente importantes.

L) cientista que defendeu a ideia de que a Terra girava em torno do Sol. ______________________

M) sua principal criação é a famosa tela “A Monalisa”. ________________________




segunda-feira, 18 de março de 2024

8º ANO - REVOLUÇÃO GLORIOSA

REVOLUÇÃO GLORIOSA

 SLIDES: REVOLUÇÃO GLORIOSA



 






Morte ao Rei" é um filme que retrata a Inglaterra pós-guerra civil. A história se passa em um período em que o Reino Unido está dividido e mostra o personagem Thomas Fairfax. Enquanto isso, Cromwell começa a questionar as intenções dos líderes do Parlamento, acreditando que eles estão se tornando tão autoritários quanto o próprio rei. O filme também aborda a visão de Hobbes de que a guerra civil é a doença do Estado. "Morte ao Rei" foi dirigido por Mike Barker e mostra a Inglaterra em ruínas.






7º ANO - IDADE MODERNA

IDADE MODERNA 

         A Idade Moderna é o momento da história do século XV até XVIII e que está localizado temporalmente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças. 
         Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.
         De todo modo, a Idade Moderna representa a época quando se encurtaram as distâncias, após os europeus se lançarem por mares nunca antes navegados, explorando e desvendando a natureza. 
         Dessa forma, os principais acontecimentos da Idade Moderna foram: As Primeiras Grandes Navegações, o Renascimento, A Reforma Religiosa, o Absolutismo, o Iluminismo e a Revolução Francesa.
         Economia na Idade Moderna 
         Após o desenvolvimento comercial a partir do século XV, o aumento da população, o crescimento das cidades e desenvolvimento das manufaturas, foi natural a superação da Idade Média. 
         Assim, foi se estruturando um sistema comercial que está no cerne do Capitalismo: o Mercantilismo. 
         Todas as colônias no ultramar possuíam o "exclusivo comercial", um rígido sistema de monopólio estruturado principalmente pela obrigatoriedade das rotas comerciais passarem pela metrópole.
         A rigor, os mecanismos econômicos mais usuais foram a prática do "Metalismo", onde a avaliação da riqueza de um reino baseada na quantidade de metais preciosos que este detinha. 
         Os "Pactos Coloniais", que determinavam as relações entre a metrópole e a colônia. 
         Os "Monopólios Comerciais", segundo os quais o rei definia os seus privilegiados e suas áreas. E por fim, a Política de "Balanças Comerciais Favoráveis", segundo a qual era preciso exportar mais do que importar. 
        Política na Idade Moderna. 
        Em termos políticos, devemos ressaltar que Absolutismo era forma de governo estabelecida. Nele, as palavras do Rei valiam enquanto lei e sua vontade e desejo eram uma ordem. Vale lembrar que em aproximadamente quatro séculos, os monarcas europeus observaram seu poder ruir por meio de várias revoluções liberais, até que a Revolução Francesa inicia o processo que derrubará definitivamente o Antigo Regime. 
        Sociedade na Idade Moderna.
         No tocante à Sociedade, esse foi um período caracterizado por significativas transformações e avanços tecnológicos que possibilitaram a globalização iniciada na Idade Moderna. 
        Podemos citar as "Grandes Navegações", que possibilitou, graças a descobertas e avanços já referidos, tal como o aperfeiçoamento do astrolábio e da bússola, de barcos mais resistentes para viagens marítimas e, mais adiante, do advento das máquinas à vapor. 
        Além do "Iluminismo", a "Reforma Religiosa", liderada por Martinho Lutero, também fora uma grande revolução social, dando um duro golpe contra igreja católica, a qual reagiu com a Contrarreforma, um movimento para debelar o progresso da reforma religiosa. 
        Temos que destacar que os movimentos sociais como o Renascimento comercial e artístico, o Iluminismo e a Reforma Protestante mudaram o imaginário social daquele período e suas transformações são sentidas até os dias de hoje. 
(Fonte: w.w.w.sohistória .co..br/idademoderna - * COTRIM, Gilberto, RODRIGUES,Jaime. - Livro:Historiar 7º Ano) 

ATIVIDADES

 1)O que é Idade Moderna? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
2) Como a Idade Moderna caracterizou – se? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
3) Cite os principais acontecimentos da Idade Moderna. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
4) Como se deu o Mercantilismo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
5) Qual o papel do rei na forma de governo Absolutista? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Cite as grandes descobertas e avanços tecnológicos ocorridos na Sociedade na Idade Moderna. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
7) Possuía três instituições de ensino avançado: a Universidade de Sankore, a Universidades de Jingaray Ber e a Universidade de Sidi Yahya. Nessas instituições, ensinava-se Lógica, Astronomia, caligrafia árabe, Matemática, História e os fundamentos do islã por meio da leitura e do estudo do Alcorão. A cidade de ____________________era um importante complexo intelectual. 

8) A Idade Moderna é fase da história da humanidade que se localiza entre a _______________ e a _____________. 
a) Idade Antiga / Idade Média
b) Idade Antiga / Idade Contemporânea 
c) Idade Média / Idade Contemporânea 
d) Pré-história / Idade Média




8º ano - ILUMINISMO

O Iluminismo

Iluminismo é o nome que damos a um conjunto de obras filosóficas e pesquisas científicas, desenvolvidas na Europa a partir do século XVII (anos 1600).

Um período em que o continente vivia uma renovação cultural e científica marcante, sendo que as grandes navegações já haviam revelado quase todo o globo terrestre. Ao mesmo tempo, inovações científicas surgiam em praticamente todas as áreas da atividade humana.

Naquele contexto, o pensamento iluminista teve seus primeiros representantes, ainda sem serem identificados como tais. Isaac Newton (1643-1727), por exemplo, é um dos grandes pensadores do período e você deve conhecê-lo como o pai da teoria da gravidade.

Ou seja, apesar de hoje pensarmos o Iluminismo como um movimento iluminista ou como uma escola filosófica, na prática, não havia um único movimento.

O que havia era um contexto social que permitia a muitas pessoas brilhantes pesquisarem, escreverem e difundirem suas descobertas e teorias.

Concluindo e respondendo a pergunta o que foi o Iluminismo, podemos dizer que se tratava de uma forma de pensar o mundo e as sociedades humanas.

Um novo modelo, que ia contra a igreja e a monarquia absolutista, inspirando a classe burguesa a procurar alterar as estruturas sociais.

Ideias iluministas

Para que você tenha um guia rápido do que o Iluminismo defendia, podemos resumir as principais ideias da seguinte forma:

  • A ciência e o método científico como única forma de fazer progredir a humanidade;
  • A necessidade de tornar todos os homens cidadãos plenos;
  • A necessidade de permitir que os homens se expressem livremente;
  • A reformulação da sociedade, eliminando privilégios da nobreza e do clero (igreja).

Estes são apenas alguns pontos e, é claro, nem todos os filósofos pensavam exatamente da mesma forma, ou estavam preocupados com as mesmas questões.

Mas, havia um sentimento geral que se encontrava nestes ideais e que mais tarde resultaria na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Esta declaração, criada durante a Revolução Francesa, se tornou um dos primeiros documentos de direitos cidadãos, inspirando as constituições de vários países pelo mundo.

Características do Iluminismo

Quando se fala em características do Iluminismo, trata-se basicamente das características do iluminismo francês.

Ou seja, embora estivesse por toda a Europa, o Iluminismo teve um centro de difusão e, a partir deste, teve impacto maior em alguns países que em outros.

Suas características gerais eram sempre as mesmas, a partir da certeza de que a razão era superior à fé, portanto:

  • negava a origem divina dos reis, porque não haviam provas desta origem;
  • ignorava qualquer crença religiosa que fosse contrária à evidência científica;
  • liberalismo econômico, ou seja, sem intervenção do Estado, por Adam Smith;
  • contrários ao absolutismo;
  • avanço da ciência e da razão;
  • predomínio da burguesia.

Principais pensadores iluministas

Nenhuma lista dos principais pensadores iluministas será completa, porque eram muitos e mesmo que quiséssemos falar apenas dos franceses, seria impossível.

A boa notícia para quem precisa de uma lista para exames como o Enem é que os mais cobrados costumam ser apenas quatro, todos franceses:

  • Montesquieu (1689-1755): um dos primeiros a pensar o poder do Estado separado em esferas, ou como hoje conhecemos: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  • Voltaire (1694-1778): um dos primeiros liberais modernos, o filósofo defendia as liberdades individuais acima de tudo.
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): um grande pensador humanista, que pregava a necessidade de reformar a educação, respeitando a natureza humana.
  • Denis Diderot (1713-1784): organizador da Enciclopédia (junto com d´Alembert), mas também muito conhecido por suas críticas ácidas a corte francesa.

O Iluminismo no Brasil

Assim como o Iluminismo se espalhou da França para vários lugares do mundo, também chegou ao Brasil.

Mas, o que foi o Iluminismo para nós, brasileiros? Para começar, é preciso lembrar que os ideais iluministas eram contrários à opressão e à desigualdade. Assim como eram contrários à igreja e, também, à monarquia. E o que era o Brasil no século XVIII?

Apenas uma colônia de Portugal, que sequer podia importar os livros franceses, por proibição da metrópole.

No entanto, dois fatores contribuíram para que tivéssemos acesso aos filósofos iluministas: o contrabando e os brasileiros que estudavam no exterior.

Ambos trouxeram aquelas ideias para o Brasil e, tanto aqui quanto lá, algumas revoltas se estabeleceram, entre elas:

Todas foram derrotadas pelas forças portuguesas, mas até mesmo a independência brasileira, em 1822, foi influenciada pelo Iluminismo.

Ou seja, o pensamento iluminista, de caráter burguês e liberal, ecoou muito depois do século das luzes e também, para muito longe do berço francês.

Contribuiu para criar uma nova estrutura social, com reconhecimento de direitos, constituições, separação de poderes e, claro, destituiu muitas monarquias
 

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

1) Um dos ícones do iluminismo francês, foi o responsável por organizar o modelo político que caracterizaria o Estado Democrático de Direito, conhecido como o modelo dos Três Poderes. Foi ele:

A) Rousseau.

B) Adam Smith.

C) D’Alembert.

D) Montesquieu.

2) Qual é a característica principal do pensamento das luzes?

A) Razão.

B) Virtude.

C) Amor.

D) Caridade.

3) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. [...] A maioria dos filósofos do Iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão evidente que muitos chamam o período do Iluminismo francês simplesmente de ‘racionalismo’. [...] Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou-se especial atenção à educação. [...] Os filósofos iluministas diziam que [...] a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. [...]. GAARDNER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 338 e 340.

A. O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo. Quais são elas?

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

4) O iluminismo defendia que o homem só poderia alcançar a felicidade a partir do momento em que:

A) Deixasse de desejar a riqueza e a prosperidade e começasse a servir ao rei e a igreja sem questionamentos.

B) Estivesse de acordo com as leis naturais que dizem que um homem deve se submeter ao outro, sendo um mais forte e importante que seu próximo.

C) Alcançasse o conhecimento, gerido pela razão e pela busca, trazendo-o para a luz da verdade.

D) Interrompesse o governo regente e praticasse o desenvolvimento do conhecimento pleno de todos os cidadãos.

5) O trecho a seguir foi escrito por Diderot na Enciclopédia dirigida por ele. O que se pode concluir a partir da sua leitura? O objetivo de uma Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão esparsos sobre a superfície da terra, expor o sistema geral desses conhecimentos a todos os homens, e transmitir àqueles que virão depois de nós esse mesmo sistema, pois é preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não tenham sido inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir. FALCON, Francisco Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1994. p. 81 (Série princípios).

a. Segundo Diderot, qual é o objetivo de uma Enciclopédia?

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

b. Identifique e transcreva o trecho em que Diderot mostra sua preocupação com as gerações futuras.

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

6) Faça um quadro comparativo entre os seguintes filósofos: Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Denis-Diderot. (usar atrás da folha)

domingo, 17 de março de 2024

6º ano - HISTÓRIA DE TATUÍ

 HISTÓRIA DE TATUÍ

Tatuí,  procura resgatar a sua história, as suas tradições  e sua rica  cultura artístico musical, identificar-se com suas origens e principalmente, criar o saudável hábito de preservar o seu passado, com os olhos voltados para o futuro.

SOLO  CLIMA E VEGETAÇÃO

     Por conta de suas características, o solo tatuiano é considerado de excelente qualidade para plantações e extração de barro para as indústrias cerâmicas.

      Clima: O clima  predominante na cidade é seco, normalmente quente.

    Vegetação: Os campos são os responsáveis  pelos amplos horizontes que se descortinam no município.

      PRIMEIROS HABITANTES DO LOCAL

     Segundo pesquisadores, os primeiros habitantes da região, ainda no século XIX, eram indígenas que viviam em suas tabas no ângulo formado pelos rios Sorocaba  e Tatuuvú, hoje Bairro de Americana, antigo Barreiro. Os bandeirantes foram os primeiros, a estar na região, afugentando os indígenas.

 MUDANÇAS

     Com a chegada de D. João VI e a família imperial ao Brasil, em 1808, este solicitou que José Bonifácio de Andrada e Silva fosse nomeado intendente-geral das Minas e Metais do Reino. Após as invasões francesas, em 1819, foi designado pelo rei D. João VI para a reativação da fábrica de ferro São João do Ipanema com o objetivo de produzir metais que servissem de armamento em sua defesa contra Napoleão, caso esse viesse à sua procura no Brasil.

ORIGEM DO NOME

     A origem da palavra Tatuí vem do tupi-guarani, que significa água do rio tatu. A palavra Tatuí passou pelas seguintes transformações: Tatuuvú, Tatuhú, Tatuhibi, Tatuy e Tatuhy até que , finalmente, chegou a Tatuí.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

     A data de 11 de agosto foi declarada como feriado municipal e oficializada como aniversário da cidade, pela Lei Municipal nº 93, de 1º de julho de 1927, pelo prefeito Nicolau Sinisgalli, publicado no jornal O Progresso, de 11 de agosto de 1927.

O OURO BRANCO – A PRIMEIRA RIQUEZA DE TATUÍ

    A partir de 1885, a cultura algodoeira imprimiu um extraordinário impulso na lavoura, no comércio e na indústria. A partir daí começaram a se acumular as primeiras fortunas oriundas do algodão, também conhecida como ouro branco. Tal influência foi tão importante que Tatuí, a partir dessa época, começou a ter vida própria, graças a Martinho Guedes Pinto de Mello, o introdutor e impulsor da lavoura e da industrialização dos seus produtos, que foi seguido pelos industriais Joaquim de Almeida Campos, Lúcio José Seabra, Bento Pires de Campos, João Francisco Soares, Francisco Xavier Taques Alvim e outros.

 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    A região na qual Tatuí está inserida possui uma cultura diversificada, com predominância para a lavoura do milho, batata ( diversas variedades), cana-de-açúcar, feijão, abóbora laranja, tomate, melancia, hortaliças, entre outros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o  município de Tatuí tem 1.455 unidades de propriedades rentáveis na agricultura. A área  florestal é formada de 1.000 ha de eucalipto, 30 ha de quiri, 3.000 ha de mata natural, 1.500 ha de cerradão e 3.800 ha de cerrado.

    Com a finalidade de preservar e manter o equilíbrio ecológico foi criada a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, que tem a missão de divulgar pesquisas e novas tecnologias, além de promover intercâmbios com entidades públicas e privadas a fim de melhorar a qualidade de vida, estimulando, ainda, a verticalização do agronegócio.

 EMPRESAS &  INDÚSTRIAS

     As principais empresas e indústrias em Tatuí são Rontan  Eletrometalúrgica ltda., Fundição Brasileira de Alumínio (FBA), Indústria de Sub Produtos de Origem Animal (Lopesco), Campo de Prova FORD do Brasil S/A, Distribuidora Panco Produtos Alimentícios, Yazaki do Brasil Ltda., Diplomata Indústria e Comércio de Artigos para Viagens Ltda., JK Metalúrgica Ltda.,  Artecola Indústria Química Ltda., Ikakitis Construtora Ltda., Empresa Ônibus Rosa, Empresa ônibus São Jorge, SP Vias, Santista Têxtil S/A; Fábrica de Peças elétricas Delmar, ALL Moinho San Valentin (Cargil), Ellenco, Indústria de Bebidas Rossi & Vieira e Big Foods Produtos Alimentícios.

 CULTURA

     Tatuí sempre foi uma terra de músicos. O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de campos, criado em 1951 e instalado em 1954, é a única escola de música mantida pelo Governo  do Estado, sendo o maior conservatório musical da América Latina. O que contribui de forma  essencial para que a cidade recebesse o cognome de Capital da Música.

       Seu ensino é gratuito. Entre os seus mais concorridos, estão: piano, violino, viola, violoncelo, violão, saxofone, trombone e bombardino. Atualmente, são mais de 3.500 alunos, provenientes de mais de 105 cidades brasileiras e do exterior.

 TURISMO E LAZER

Por sua localização privilegiada e sua aptidão para a cultura, folclore, artesanato e entretenimento, Tatuí é hoje considerada uma das mais atraentes cidades da região e um portal aberto para quem gosta de apreciar as belezas naturais associadas a momentos de profundo deleite musical na Capital da Música.

A “Capital da Música”, a “Cidade Ternura”, o “Berço de Paulo Setúbal”, a “Terra dos Doces Caseiros” ou a cidade das cerâmicas vermelhas e do pioneirismo industrial, Tatuí, acima de tudo, é o chão de todos nós.

FONTE: Renato Ferreira de Camargo e Christian Pereira de Camargo,  editora: NOOVHA AMÉRICA   Conto, canto encanto com a minha história...Tatuí

 

1) A ideia principal do texto é:

a)  resgatar a sua história e suas tradições

b)  resgatar a história dos bairros.

c)  resgatar as tradições  da região.

d)  resgatar a auto estima da cidade.


2)  O texto “Conto canto e encontro com a minha história é:

a)  cientifico.

b)  narrativo.

c)  informativo.

d)  descritivo.


3) O bairro de Americana era conhecido como:

a)  Tatuuvu.

b)  Terra de tatu.

c)  Tupiniquins.

d)  Barreiro.

 

 4) “O Ouro Branco” A primeira riqueza de Tatuí. A palavra em destaque significa.

a)  cultivo de ouro.

b)  cultivo de algodão.

c)  cultivo de café.

d)  cultivo de arroz.

 

5) A origem  do nome “ Tatuí”  vem do Tupi-guarani, que significa:

a)  água do rio Manduca.

b)  água  do rio Prata.

c)  água do rio Tatu.                                               

d)  água do rio Tatuiano.

 

6) A “Capital da Música”, a “Cidade Ternura”, o “Berço de Paulo Setúbal”, a “Terra dos Doces Caseiros” ou a cidade das cerâmicas vermelhas e do pioneirismo industrial, Tatuí, acima de tudo, é o chão de todos nós. A palavra em destaque é:

a)  oxítona

b)  proparoxítona.

c)   paroxítona

d)  monossílaba

 

7) Tatuí é hoje considerada uma das mais atraentes cidades da região e um portal aberto para quem gosta de apreciar as belezas naturais associadas a momentos de profundo deleite musical na Capital da Música. A palavra em destaque indica:

a) substantivo próprio.

b) substantivo comum.

c) substantivo composto.

d) substantivo concreto.

 

8) Os bandeirantes foram os primeiros a estar na região:

a) afugentando os moradores de Tatuí.

b) afugentando os indígenas.

c) afugentando os animais da região.

d) afugentando os pesquisadores da região.

 

9) Tatuí é hoje considerada uma das mais atraentes cidades da região.A palavra em destaque indica:

a)  substantivo.

b)  adjetivo.

c)  verbo.

d)  pronome.

 

 10) Tatuí está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, na Bacia do Rio Sorocaba, entre o Planalto de Piratininga e a Serra de Botucatu. O tempo verbal do trecho acima, encontra-se.

a)  no infinitivo.

b)  no presente.

c)  no futuro.

d)  no passado.

 

11) Após as invasões  francesas em 1819, foi designado pelo rei D. João VI para a reativação da fábrica de ferro São João do Ipanema com o objetivo de:

a)   produzir metais que servissem para construção de novas fábricas.

b)   produzir  metais para revender para outros países.

c)   produzir metais para construção de uma  ferrovia.

d)  produzir metais que servissem de armamento em sua defesa  contra Napoleão,  caso esse viesse à sua procura no Brasil.

 

12) De acordo com o que vocês aprenderam sobre o desenvolvimento industrial e empresarial de Tatuí, algumas  indústrias que contribuíram  para o desenvolvimento de Tatuí foram:

 

a) Varig, Big Foods, CPFL.                                       

b)  CESP, Rontan, Correios.                        

c)  Rontan, Big Foods, Yazaki.

d)  Santista, Banespa, Coca-Cola.

 

13) O clima predominante de Tatuí é:

a)  seco, normalmente quente.

b)  frio e úmido.

c)  seco e úmido.

d)  úmido e quente

 

14) “A região de Tatuí possuí uma cultura diversificada”. Algumas delas são:

a)  milho, soja, trigo.

b)  melancia, milho, cana-de-açúcar.

c)  cana-de-açúcar, soja, arroz.

d)  arroz, trigo, melancia .

 

15)  O solo tatuiano é considerado de excelente qualidade para:

a)  plantações e extrações de manganês.

b)  plantações e extrações de barro para as indústrias cerâmicas.

c)  plantações e cultivo de uva.

d)  plantações e extrações de minérios.

 

16) A Secretária da Agricultura e do Meio Ambiente  foi criada com o objetivo de:

a)  preservar e manter as indústrias de Tatuí.

b)  preservar  e manter  o comércio  abastecido.

c)  preservar e manter  o desenvolvimento da cidade.

d)  preservar e manter o equilíbrio ecológico.

 

17) O solo da nossa região era rico em:

a)  ferro e ouro.

b)  ferro e manganês.

c)  ferro e bauxita.

d)  ferro e minério.

 

18) O conservatório  Dramático e Musical  Dr. Carlos de Campos, criado em 1951 e instalado em 1954, é o maior conservatório musical:



a)  da América do Norte.

b)  da  América do Sul.

c)  da  América Central.

d)  da  América latina.

 

19) A data 11 de agosto de 1826 foi declarada, como feriado municipal e oficializada como aniversário da cidade. Há quanto tempo isso ocorreu?

a)  183

b)  182

c)  184

d)  180