Entre
os séculos VIII e XVI, durante o período correspondente à idade média na
Europa, a África era habitada por sociedades bastante diversas, cada uma com
organização política, econômica e cultural própria. Algumas possuíam governos
centralizados, outras estavam organizadas em aldeias. A atividade comercial
desses povos era intensa, assim como a produção artística e cultural. O
comércio de longa distância entre essas regiões, ao sul e ao norte do deserto
do Saara, possibilitou a formação de grandes reinos e trocas culturais entre
diferentes povos. Um exemplo desse intercâmbio cultural é a presença do islamismo,
em especial no norte da África.
OS REINOS DO SAHEL
De
origem Árabe, a palavra sahel significa “margem” ou “borda”. O Sahel é uma
extensa faixa de terra situada imediatamente ao sul do deserto do Saara e
habitada por diferentes povos pastores e comerciantes.
Entre
os séculos VII e XVI, desenvolveram-se na região diversos reinos e cidades
mercantis, como o Reino de Gana, o Império do Mali e as cidades de Djenné e
Timbuctu. Esses reinos e cidades integravam as rotas de comércio de longa
distância e constituíam grandes mercados de distribuição de produtos que
cruzavam o deserto do Saara de norte a sul. Por isso, essas rotas são chamadas
transaarianas.
Mercadores,
principalmente Árabes, vindo do norte da África, levavam sal e cobre aos
mercados das sociedades sahelianas, onde adquiriam ouro, marfim, peles, pessoas
escravizadas e outros artigos.
Os rios Senegal, Gâmbia e Niger eram muito
importantes para os povos que viviam na região do Sahel, pois suas cheias
fertilizavam áreas onde eram cultivados diversos produtos. Além disso, esses
rios eram utilizados para a pesca e o transporte de mercadorias e pessoas.
O REINO DE GANA: A TERRA DO
OURO
O
reino de Gana, o mais antigo do Sahel, estabeleceu-se ao sul do deserto do
Saara por volta do ano 300. Por muito tempo, o reino era chamado pelos Árabes
de “terra do ouro”, devido às ricas zonas auríferas existentes na região.
Os
comerciantes de Gana trocavam o ouro principalmente por sal, que era extraído
das salinas do deserto do Saara e utilizado tanto como moeda nas transações
comerciais quanto para a alimentação e a conservação dos alimentos. Estudos
arqueológicos indicam que o comércio do ouro existia pelo menos desde o século
III e envolvia outros produtos como a goma, sorgo, milhete, âmbar. peles, penas
e marfim.
O
centro comercial do reino era a cidade de Koumbi Saleh, que apresentava
características urbanas desde o século IX e atingiu seu esplendor por volta dos
séculos XII e XIII. A cidade chegou a abrigar uma população de 20 mil pessoas e
pode ter sido uma das capitais do Reino de Gana.
TOMBUCTU
Tombuctu estava situada às margens do Rio Níger, o terceiro maior da África, e servia como ponto de parada das caravanas que atravessavam o deserto levando e trazendo produtos africanos e orientais. Por Tombuctu passavam sal e o ouro das minas do Império do Mali, os tecidos e os grãos, a noz-de-cola das florestas, além de peles, plumas, marfim e instrumentos de metal.
Ao longo do século XIV, a cidade tornou-se também um dos mais importantes centros intelectuais do mundo, reunindo cerca de 150 escolas com milhares de estudantes vindos de vários lugares. Em Tombuctu foi erguida também a mesquita de Sankoré e, dentro dela, a universidade de mesmo nome. Os professores eram bem pagos e podiam dedicar todo o seu tempo ao ensino e à pesquisa. Porém o conhecimento produzido e ministrado em árabe naquela universidade permaneceu restrito à elite. Não chegou a incorporar as línguas e culturas locais e, por isso, não foi acessível à maioria da população.
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1-Cite
um exemplo de intercâmbio cultural no norte da África.
2-
Durante o período da idade média na Europa, a África era habitada por
sociedades diversas, como era essa organização?
3-O
que significa a palavra SAHEL? Onde ela era situada?
4-.
Quais reinos e cidades integravam as rotas de comércio de longa distância?
5-
O que os mercadores, principalmente Árabes, vindo do norte da África, levavam
aos mercados das sociedades sahelianas?
6-
O comércio do ouro existia pelo menos desde o século III e envolvia quais
outros produtos?
7-Possuía três instituições de ensino avançado: a
Universidade de Sankore, a Universidades de Jingaray Ber e a Universidade de
Sidi Yahya. Nessas instituições, ensinava-se Lógica, Astronomia, caligrafia
árabe, Matemática, História e os fundamentos do islã por meio da leitura e do
estudo do Alcorão.A cidade de ____________________era um importante
complexo intelectual.
A história é tradicionalmente dividida em Pré-História e História. Por um tempo, os antigos historiadores consideravam somente quatro períodos dentro da História: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus
vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são
fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de
investigação do passado humano.
ATIVIDADES:
1) O que são fontes históricas?
2) Dê exemplos de fonte
histórica escrita:
3) Dê exemplos de fonte
histórica oral:
4) Dê exemplos de fonte histórica material:
5) Dê exemplos de fontes históricas audiovisuais e sonoras:
6) Dê exemplos de fonte histórica visual:
7) SABENDO QUE CULTURA
MATERIAL É O CONJUNTO DE OBJETOS, E CULTURA IMATERIAL É TUDO AQUILO QUE É
PRODUZIDO PELO SER HUMANO E NÃO PODE SER PEGO, ENUMERE CORRETAMENTE:
O
tempo pode ser contado através do tempo cronológico, usando
relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo
geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre,
e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas
sociedades humanas.
Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas frases a seguir:
A.( )O tempo cronológico é aquele que passa naturalmente e não depende da vontade humana.
B.( )O relógio e o calendário são exemplos de instrumentos usados atualmente para medir a passagem do tempo cronológico.
C.( )Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios.
D.( )O tempo histórico é aquele que reflete as ações dos grupos humanos, as transformações ou permanências que ocorreram nas diferentes sociedades.
A contagem do tempo histórico
O tempo histórico acompanha os ritmos de transformações de cada sociedade. As mudanças na sociedade não costumam acontecer em um determinado dia, mas em função do acúmulo de ações ocorridas durante um grande espaço de tempo. Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios. O tempo histórico é normalmente agrupado em séculos.
O modo de medir e
dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada
povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir
do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase
todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.O
ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o
acontecimento que é considerado o mais importante.
O ano de 2024,
em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram
desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser
humano apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.
Como podemos
perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de
registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são
escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é
igual a 127 anos antes do nascimento de Cristo.
Os anos e séculos
que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras
d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127. O uso do calendário facilita a vida
das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de
medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o
fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:
milênio: período
de 1.000 anos;
século: período de
100 anos;
década: período de
10 anos;
quinquênio:
período de 5 anos;´
triênio: período
de 3 anos;
biênio: período de
2 anos (por isso, falamos em bienal).