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segunda-feira, 11 de março de 2024

ATIVIDADES – 8º ANO – O ILUMINISMO

 

ATIVIDADES – 8º ANO – O ILUMINISMO

 

1)              O ILUMINISMO também pode ser chamado de________________________.

2)              Escreva o que foi o período iluminista.

3)              Qual continente teve origem o iluminismo?

4)              Quando surge o período iluminista?

5)              Descreva o cenário da Europa no século XVII.

6)              Isaac Newton, foi um dos representantes do pensamento iluminista. De qual teoria ficou conhecido?

7)              Por que o iluminismo foi um modelo que inspirava a classe burguesia e procurava alterar as estruturas sociais?

8)              Cite 4 principais ideias que o iluminismo defendia.

9)              O que foi a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO?

10)          Cite 3 características do Iluminismo.

11)          Explique a frase: A certeza de que a razão era superior à fé.

12)          Quais são os 3 poderes da república? Escreva sobre cada um deles, nas esferas: federal, estadual e municipal.

13)          Faça uma tabela conforme o modelo abaixo, completando com as características de cada filósofo.

FILÓSOFO

MONTESQUIEU

VOLTAIRE

ROUSSEAU

DENIS-DIDEROT

PERÍODO

 

 

 

 

PENSAMENTO

 

 

 

 

 

14)          Elabore um mapa mental com base no texto: O ILUMINISMO NO
BRASIL (folha sulfite)




domingo, 10 de março de 2024

7º ano - REINOS E POVOS DA ÁFRICA

 

REINOS E POVOS DA ÁFRICA

Entre os séculos VIII e XVI, durante o período correspondente à idade média na Europa, a África era habitada por sociedades bastante diversas, cada uma com organização política, econômica e cultural própria. Algumas possuíam governos centralizados, outras estavam organizadas em aldeias. A atividade comercial desses povos era intensa, assim como a produção artística e cultural. O comércio de longa distância entre essas regiões, ao sul e ao norte do deserto do Saara, possibilitou a formação de grandes reinos e trocas culturais entre diferentes povos. Um exemplo desse intercâmbio cultural é a presença do islamismo, em especial no norte da África.

OS REINOS DO SAHEL



          De origem Árabe, a palavra sahel significa “margem” ou “borda”. O Sahel é uma extensa faixa de terra situada imediatamente ao sul do deserto do Saara e habitada por diferentes povos pastores e comerciantes.

Entre os séculos VII e XVI, desenvolveram-se na região diversos reinos e cidades mercantis, como o Reino de Gana, o Império do Mali e as cidades de Djenné e Timbuctu. Esses reinos e cidades integravam as rotas de comércio de longa distância e constituíam grandes mercados de distribuição de produtos que cruzavam o deserto do Saara de norte a sul. Por isso, essas rotas são chamadas transaarianas.

Mercadores, principalmente Árabes, vindo do norte da África, levavam sal e cobre aos mercados das sociedades sahelianas, onde adquiriam ouro, marfim, peles, pessoas escravizadas e outros artigos.

  Os rios Senegal, Gâmbia e Niger eram muito importantes para os povos que viviam na região do Sahel, pois suas cheias fertilizavam áreas onde eram cultivados diversos produtos. Além disso, esses rios eram utilizados para a pesca e o transporte de mercadorias e pessoas.

O REINO DE GANA: A TERRA DO OURO


O reino de Gana, o mais antigo do Sahel, estabeleceu-se ao sul do deserto do Saara por volta do ano 300. Por muito tempo, o reino era chamado pelos Árabes de “terra do ouro”, devido às ricas zonas auríferas existentes na região.

Os comerciantes de Gana trocavam o ouro principalmente por sal, que era extraído das salinas do deserto do Saara e utilizado tanto como moeda nas transações comerciais quanto para a alimentação e a conservação dos alimentos. Estudos arqueológicos indicam que o comércio do ouro existia pelo menos desde o século III e envolvia outros produtos como a goma, sorgo, milhete, âmbar. peles, penas e marfim.

O centro comercial do reino era a cidade de Koumbi Saleh, que apresentava características urbanas desde o século IX e atingiu seu esplendor por volta dos séculos XII e XIII. A cidade chegou a abrigar uma população de 20 mil pessoas e pode ter sido uma das capitais do Reino de Gana.

TOMBUCTU
Tombuctu estava situada às margens do Rio Níger, o terceiro maior da África, e servia como ponto de parada das caravanas que atravessavam o deserto levando e trazendo produtos africanos e orientais. Por Tombuctu passavam sal e o ouro das minas do Império do Mali, os tecidos e os grãos, a noz-de-cola das florestas, além de peles, plumas, marfim e instrumentos de metal.
Ao longo do século XIV, a cidade tornou-se também um dos mais importantes centros intelectuais do mundo, reunindo cerca de 150 escolas com milhares de estudantes vindos de vários lugares. Em Tombuctu foi erguida também a mesquita de Sankoré e, dentro dela, a universidade de mesmo nome. Os professores eram bem pagos e podiam dedicar todo o seu tempo ao ensino e à pesquisa. Porém o conhecimento produzido e ministrado em árabe naquela universidade permaneceu restrito à elite. Não chegou a incorporar as línguas e culturas locais e, por isso, não foi acessível à maioria da população.

 

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

 

1-Cite um exemplo de intercâmbio cultural no norte da África.

2- Durante o período da idade média na Europa, a África era habitada por sociedades diversas, como era essa organização?

3-O que significa a palavra SAHEL? Onde ela era situada?

4-. Quais reinos e cidades integravam as rotas de comércio de longa distância?

5- O que os mercadores, principalmente Árabes, vindo do norte da África, levavam aos mercados das sociedades sahelianas?

6- O comércio do ouro existia pelo menos desde o século III e envolvia quais outros produtos?

7- Possuía três instituições de ensino avançado: a Universidade de Sankore, a Universidades de Jingaray Ber e a Universidade de Sidi Yahya. Nessas instituições, ensinava-se Lógica, Astronomia, caligrafia árabe, Matemática, História e os fundamentos do islã por meio da leitura e do estudo do Alcorão. A cidade de ____________________era um importante complexo intelectual.





6º ANO - DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

A divisão tradicional da História

A história é tradicionalmente dividida em Pré-História e História. Por um tempo, os antigos historiadores consideravam somente quatro períodos dentro da História: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.




6º ANO - FONTES HISTÓRICAS E ATIVIDADES

 

FONTES HISTÓRICAS

 

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

 



ATIVIDADES:

 

1) O que são fontes históricas

2) Dê exemplos de fonte histórica escrita:

3) Dê exemplos de fonte histórica oral:

4) Dê exemplos de fonte histórica material:

5) Dê exemplos de fontes históricas audiovisuais e sonoras:

6) Dê exemplos de fonte histórica visual:

7) SABENDO QUE CULTURA MATERIAL É O CONJUNTO DE OBJETOS, E CULTURA IMATERIAL É TUDO AQUILO QUE É PRODUZIDO PELO SER HUMANO E NÃO PODE SER PEGO, ENUMERE CORRETAMENTE:

( 1 ) CULTURA MATERIAL

( 2 ) CULTURA IMATERIAL

(    ) TECIDOS

(    ) DANÇAS

(    ) BRINCADEIRA DE RODA

(    ) HABITAÇÕES

(    ) FESTAS

(    ) INSTRUMENTOS DE TRABALHO

(    ) MEIOS DE TRANSPORTE

(    ) COMO FAZER UMA COMIDA

 

 






 


6º ANO - CAÇA-PALAVRAS DA HISTÓRIA


RESPOSTAS
1. HISTÓRIA
2. MUDANÇAS
3. PERMANÊNCIAS
4. HISTORIADOR
5. HISTÓRICAS
6. ESCRITAS
7. VISUAIS
8. ORAIS
9. MATERIAL
10. ARQUEÓLOGO


 

6º ANO - TEMPO DA NATUREZA, TEMPO CRONOLÓGICO E TEMPO HISTÓRICO.

 

Tempo histórico

          O tempo pode ser contado através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.

Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas frases a seguir:

A.( )O tempo cronológico é aquele que passa naturalmente e não depende da vontade humana.

B.( )O relógio e o calendário são exemplos de instrumentos usados atualmente para medir a passagem do tempo cronológico.

C.( )Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios.

D.( )O tempo histórico é aquele que reflete as ações dos grupos humanos, as transformações ou permanências que ocorreram nas diferentes sociedades.



A contagem do tempo histórico

           O tempo histórico acompanha os ritmos de transformações de cada sociedade. As mudanças na sociedade não costumam acontecer em um determinado dia, mas em função do acúmulo de ações ocorridas durante um grande espaço de tempo.

            Para facilitar o estudo sobre as transformações nas sociedades humanas, costuma-se usar unidades de tempo mais longas, como as décadas, séculos e milênios. O tempo histórico é normalmente agrupado em
séculos.


          O modo de medir e dividir o tempo varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo,  datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil.          O ponto de partida de cada povo ao escrever ou contar a sua história é o acontecimento que é considerado o mais importante.

          O ano  de 2024, em nosso calendário, por exemplo, representa a soma dos anos que se passaram desde o nascimento de Jesus e não todo o tempo que transcorreu desde que o ser humano apareceu na Terra, há cerca de quatro milhões de anos.

          Como podemos perceber, o nascimento de Jesus Cristo é o principal marco em nossa forma de registrar o tempo. Todos os anos e séculos antes do nascimento de Jesus são escritos com as letras a.C. e, dessa maneira, então 127 a.C., por exemplo, é igual a 127 anos antes do nascimento de Cristo.

          Os anos e séculos que vieram após o nascimento de Jesus Cristo não são escritos com as letras d.C., bastando apenas escrever, por exemplo, no ano 127.
            O uso do calendário facilita a vida das pessoas. Muitas vezes, contar um determinado acontecimento exige o uso de medidas de tempo tais como século, ano, mês, dia e até mesmo a hora em que o fato ocorreu. Algumas medidas de tempo muito utilizadas são:

  • milênio: período de 1.000 anos;
  • século: período de 100 anos;
  • década: período de 10 anos;
  • quinquênio: período de 5 anos;´
  • triênio: período de 3 anos;
  • biênio: período de 2 anos (por isso, falamos em bienal).

6º ANO: Caça-palavras: HISTÓRIA E O TEMPO